Com um vexatório jogo de compadres, Grêmio e Portuguesa chegaram a um empate sem gols que serviu aos dois times. A Lusa precisava de um ponto para não cair para a segundona, o que ocorreria com uma improvável combinação de resultados. O Grêmio garantiria o vice-campeonato, que além de alguns milhões a mais de premiação, garante acesso direto à fase de grupos da Libertadores. Mais tempo para fazer pré-temporada. O primeiro mata-mata contra a LDU, com direito a jogo na altitude. No fim, sufoco e decisão nos pênaltis.
Resolvido o campeonato desse ano, é hora de saber o que deu errado.
O Grêmio ficou 11 pontos atrás do Cruzeiro e o que é pior: perdemos pontos preciosos para times da parte de baixo da tabela, times que na última rodada tinham alguma chance de rebaixamento.
Eis o retrospecto:
dois empates com o Inter = 4 pontos
duas derrotas para o Coxa = 6 pontos
duas derrotas para o Criciúma = 6 pontos
empate com Ponte Preta = 2 pontos
empate com Fluminense = 2 pontos
empate com Lusa = 2 pontos
Buscando metade desses pontos dava pra lutar por título. Em parte, o vice-campeonato passou por Renato. Para o bem e para o mal. Para o bem porque ele pegou um time com sangue doce no fim da Era Luxemburgo e quando estava com figuras importantes do grupo fora, como Zé Roberto e Elano, conseguiu montar um time com três volantes e três zagueiros que conseguiu cinco vitórias seguidas. Para o mal, porque quando Zé Roberto e Elano poderiam voltar e dar um salto de qualidade no time, congelaram no banco. E o time patinou.
Pelo jeito, 2014 terá alguma reformulação no elenco. Renovando ou não com Renato, que a teimosia fique no apagar das luzes da atual temporada.
Em tempo: só uma punição radical contra Vasco e Atlético-PR acabaria com cenas lamentáveis como a desta tarde. Briga de torcidas e três pessoas em estado grave não é coisa para se ver em campo de futebol. Minha proposta de punição: o Vasco já está punido pelo rebaixamento. Poderia fazer o clube começar a segundona de 2014 com 10 pontos negativos. Já o Atlético, poderia ser punido com 10 pontos negativos e perder a vaga na Libertadores. Além disso, umas 30 perdas de mando de jogo para cada um faria as organizadas se comportarem de forma um pouco menos selvagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário