domingo, 10 de julho de 2011

HOJE TEVE SILVEIRA NO OLÍMPICO

Hoje teve Silveira no Olímpico. Meu irmão caçula, Renato, foi ao jogo com a Luciana (a esposa dele) e o nosso primo Marcelo. Deu mais sorte do que eu, que em 15 de janeiro assisti Grêmio e Lajeadense, abrindo o Gauchão e a temporada, empate em 2 a 2 (dessa vez o Marcelo não foi. Ele tinha combinado, mas acabou não indo. Acho que faltou ele para o time ganhar).



Há três décadas, desde que deixamos Porto Alegre tem sido assim. Sempre que algum dos irmãos vai à nossa cidade natal, passar no Olímpico é obrigatório. Ir a Porto Alegre e não ir ao Olímpico é como se não tivesse ido. Nem que seja para ver treino, a sala de troféus ou a Grêmio Mania. Em janeiro, o Márcio e o Guilherme [sobrinho londrinense, piá de prédio, nascido no Hospital Evangélico, na avenida Bandeirantes] foram ver os treinos da pré-temporada. Mas não pegaram jogo porque voltaram antes da estreia. O Beto também, quando vai a Porto Alegre, não deixa de passar pelo Monumental.

Em 2005, na época em que amargávamos uma temporada no inferno da Segundona, fui à cidade fazer uma reportagem. Era uma daquelas viagens bate-volta: sai de Londrina no voo das 6h30 [ou algo parecido], conexão em Curitiba e Salgado Filho. Voo de volta às 21 horas. Depois da reportagem, que fiz pela manhã, a passadinha obrigatória no Olímpico. Dei sorte e peguei um treino. Dia chuvoso e treino feio. Era o Grêmio de Mano Menezes, que tinha tomado há pouco tempo uma goleada do Vila Nova, se não me engano. Fiquei vendo aquele treino, incrédulo, porque nem escanteio os caras cobravam direito – historicamente, escanteio para o Grêmio já é motivo para levantar no sofá ou na arquibancada. Mas não nessa época. Eu sei que fiquei no treino, fui na Grêmio Mania e na rodada seguinte o Grêmio venceu o Sport, no Recife e começou a arrancada que resultou na Batalha dos Aflitos, nossa volta à elite em grande estilo. Acho que dei sorte.

Enfim, a coisa é assim: se tem Silveira em Porto Alegre, certamente terá no Olímpico. E assim será com a segunda geração. Só que na Arena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário