quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TENSÃO PRÉ-ESTREIA

Começa amanhã a luta do Tricolor para levantar pela terceira vez a Libertadores da América, verdadeira obsessão do Grêmio e dos gremistas. A primeira batalha é em menos de 24 horas, contra o Oriente Petroleiro, da Colômbia.

Réplica aumentada da nossa maior obsessão, no Memorial Hermínio Bittencourt, no Olímpico
Batalha sim, porque em caso de Libertadores vale a máxima segundo a qual treino é jogo e jogo é guerra. Que o digam os heróis de 1983, que enfrentaram a Batalha de La Plata, no empate em 3 a 3 contra o Estudiantes, num episódio em que futebol e política se confundiram. Os argentinos acabavam de perder a Guerras das Malvinas, um ano antes (impopular para o público interno, a ditadura argentina invadiu as Malvinas, ilhas inglesas - na minha opinião deveriam pertencer à Argentina - para recuperar a popularidade, no melhor estilo Bush filho), contra a Inglaterra e sentiam-se traídos pelo Brasil, que cedeu uma escala para a frota britânica que foi ao sul do continente expulsar los hermanos de uma ilha que lhes pertence.

Mas quem pagou o preço da postura pulsilâmine da ditadura brasileira foram os guerreiros tricolores. O tratamento dado pelos argentinos ao Grêmio foi na base da pancadaria. Literalmente.

Dentro de campo, o Imortal saiu perdendo, virou para 3 a 1, mas cedeu o empate. Na ida para o intervalo (o primeiro tempo acabou empatado em 1 a 1), Caio foi agredido (agredido, mesmo: fraturou a tíbia). No segundo tempo, nossos guerreiros fizeram viraram o jogo, deixaram os argentinos empatar e ainda marcaram um quarto gol, que foi anulado injustamente. O empate, combinado com o resultado do jogo entre América de Cáli e o mesmo Estudiantes, na Colômbia, garantiu a ida à final, na qual o Tricolor libertou a América pela primeira vez. Quem esteve lá acredita que se o Grêmio vencesse, alguém teria morrido antes de deixar o estádio.

Atenção gurizada que acha que o Tricolor vive só de Batalha dos Aflitos: a Batalha de La Plata, um dos jogos memoráveis da História do Grêmio, aconteceu em 8 de julho de 1983. Um desses episódios com a cara do Grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário