domingo, 30 de janeiro de 2011

HOJE TEM GRENAL? TEM, SIM SENHOR


Hoje é dia de treino no Monumental. E Grenal em Rivera
Neste domingo, em Rivera, no Uruguai, Grêmio e Inter se enfrentam num dos Grenais mais desprezados dos últimos anos. O Tricolor vai com o time reserva, já que está em meio a uma semana decisiva na pré-Libertadores - quarta-feira tem o jogo que define a vaga na fase de grupos, contra o Liverpool, no Olímpico. Já o Inter, joga o Gauchão até aqui com o “time B”, já que os titulares começaram a pré-temporada mais tarde, depois do vexame de Abu Dabi.

Mas com reservas ou titulares, Grenal é sempre Grenal. Já vi o grande clássico com times sub 15, naquela Copa que acontece em Londrina todos os anos e foi tão pegado quanto o dos times principais. Também já joguei Grenal, embora apesar de ter sonhado ser jogador de futebol – quem não sonhou? –, nunca joguei nas categorias de base. Para ser Grenal, basta juntar 5 peladeiros (ou 6, ou 7 ou 8, depende do tamanho de campo e da quantidade de boleiros disponíveis) gremistas de e 5 colorados do outro, que já vira Grenal. E eram as peladas mais disputadas. Não tinha nem esse negócio de jogar todo mundo com a camiseta do clube, pois além delas não serem tão acessíveis quanto hoje, estava escrito na testa de cada um para qual time torcia.

Até em campeonato de futebol de botão (sim, estou falando em futebol de botão, não em play station) com a gurizada da rua, se tivesse um jogo entre um gremista e um colorado, já era motivo para as torcidas se dividirem e a disputa ser transformada num Grenal.

Para quem se acostumou a ver o mundo em azul, preto e branco, toda vez que do outro lado do campo estiver um grupo vestido de vermelho, será um Grenal como todos os demais: acirrado e disputado a cada milímetro de grama. Por isso, apesar do “alentaço” marcado pela Geral para hoje no Olímpico, onde o time principal treina para a Libertadores, nossa eterna obsessão, hoje é dia de Grenal, sim senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário